Idoso vai de maca ao banco para fazer ‘prova de vida’ do INSS

Idoso de 80 anos foi fazer "prova de vida" em cima de maca, no interior do Piauí - Reprodução/ FacebookUm aposentado de 80 anos foi de maca a uma agência do Banco do Brasil na cidade de Piripiri, no interior do Piauí, para fazer a prova de vida obrigatória do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que voltou a ser exigida desde o início deste mês.

O caso aconteceu na última sexta-feira (4) e gerou revolta dos familiares. “Uma imagem revoltante, né? Pois é! Alô Banco do Brasil, é assim mesmo o procedimento para fazer uma prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia?”, questionou uma parente ao compartilhar a imagem do idoso em frente ao banco.

“Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico? É revoltante! É humilhante! O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método para fazer [a prova de vida]? É um absurdo”, desabafou a familiar.

Através de nota, o Banco do Brasil informou “que não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências.”

O banco ainda afirma que “o beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas.”

A instituição ressaltou que a prova de vida foi realizada logo após os funcionários perceberem que o homem estava à frente da agência.