Pernambuco: Profissionais da Imprensa protestam no Dia Nacional de Luta pela Vacinação contra a Covid-19

 (Agência Comunicação JCMazella/Reprodução
)

Jornalistas, profissionais de comunicação, mídia e imprensa da Capital pernambucana realizaram um ato na manhã desta quarta-feira (9), em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais, localizado na Rua da Aurora, no Centro do Recife, com o objetivo de reforçar o pedido de inclusão da categoria dos trabalhadores de mídia entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19, uma vez que estes profissionais estão na linha de frente, informando a população sobre a pandemia desde o começo. Integravam o ato membros do Sindicato dos Radialistas do Estado, Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sinjope) e outras entidades representativas, além de profissionais de veículos locais. A partir das 12h, está prevista outra manifestação nas mídias sociais com a hashtag #VacinaAImprensa. Após o ato, a Secretaria da Casa Civil firmou o compromisso com o grupo para tentar incluir a categoria como prioritária.

“Você que está nos ouvindo, lendo ou vendo qualquer informação referente a seguridade contra a Covid-19, você provavelmente que usa máscara e usa álcool em gel, só faz isso porque recebeu essa informação através de um profissional de Imprensa. O Brasil é o país onde mais morrem profissionais da área vitimados pela Covid-19. E somos nós os responsáveis por entregar toda a informação necessária para que as pessoas se protejam contra o vírus e toda informação necessária para que as pessoas possam receber a vacina. Você que já se vacinou, só se vacinou porque soube através da Imprensa onde estava vacinando e como garantir sua vacina. Estamos na linha de frente para garantir a luta contra a pandemia e essa luta tem que ser garantida com a vacina”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), Severino Júnior.

O Dia Nacional de Luta pela Vacinação dos Jornalistas é promovido em todo o Brasil pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os Sindicatos da categoria, como explica Severino Júnior. “É um ato simbólico, garantindo tudo que preconiza as medidas sanitárias. O Brasil inteiro está fazendo esse Dia Nacional da Vacina dos Jornalistas, porque entendemos que como categoria, é essencial para o trabalho, precisa ser essencial para o recebimento da vacina. Entendemos também que não se trata de corporativismo e nem de ‘fura-fila’. É um ato explicitamente de garantia de direitos. Se nós estamos desde o princípio servindo como ponta de lança, na linha de frente, garantindo as informações necessárias para todas as famílias brasileiras, sem nos protegerem, é preciso que nesse momento sejamos entendidos também como categoria prioritária para o recebimento da vacina”, opina.