Com fim das restrições previsto para domingo, Pernambuco se prepara para novo anúncio sobre medidas

Ele falta com respeito às pessoas e à vida', diz Paulo Câmara quanto ao 'E  daí?' de Bolsonaro sobre mortos pela Covid-19 no Brasil | Pernambuco | G1

No próximo domingo, dia 13 de junho, se encerra o prazo estabelecido pelo Governo de Pernambuco através de decreto estabelecendo medidas restritivas para funcionamento de atividades econômicas e sociais. A expectativa é de que até a próxima quinta-feira (10) seja anunciado como ficará o Plano de Convivência a partir da segunda-feira (14).

Assim como ocorreu no mês de junho de 2020, há possibilidade de haver um novo prolongamento, adoção de medidas mais rígidas em determinadas localidades e alguma eventual flexibilização. A questão é que, mesmo diante da adoção de medidas restritivas nos últimos dias, o registro de casos de Covid-19 continua crescendo no Estado, o que pode levar o governo a adotar estratégias para frear a doença em outras cidades.

No decreto que começou a valer no dia 26 de maio, o Governo de Pernambuco determinou a suspensão de atividades econômicas e sociais consideradas não essenciais em 65 cidades do Agreste. Este decreto era válido até 6 de junho, mas no dia 2 de junho foi prorrogado por mais 11 dias, até o dia 13, próximo domingo.

Com a última prorrogação, anunciada pelo governo na última semana, as medidas já implementadas no Estado seguiram vigentes e 35 municípios da 3ª macrorregião passaram a enfrentar quarentena mais rígida nos finais de semana. A região contempla as VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão. Com as medidas, esses municípios adotaram as mesmas restrições para os RMR e municípios da Zona da Mata.