Secretário de Defesa Social aponta ”livre arbítrio” de comandante da operação policial em protesto no Recife

Em reunião com deputados estaduais, nesta terça-feira (1º), o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, afirmou que o comandante à frente de operações policiais tem “livre arbítrio” na tomada de decisões. A informação foi compartilhada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), após o encontro.

“O secretário disse, inicialmente, que o comandante à frente da operação no local, em certo momento, tem livre arbítrio de tomar atitudes e iniciativas de comando, mas as informações estão sendo apuradas, se foi iniciativa do comandante ou se a ordem veio de outro lugar”, afirmou o deputado Eriberto.

Desde o último sábado, o Estado é questionado sobre quem deu a ordem para que a Polícia Militar utilizasse bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha contra os manifestantes, mas ainda não há esclarecimento sobre esse ponto. No dia, atos em todo o país pediram o impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro, um auxílio emergencial de R$ 600 e mais vacinas contra a covid-19.