Se Pazuello mentir de novo na CPI, sairá algemado, disse Omar Aziz

Em meio a bate-boca, Aziz sugere acareação de presidente da Pfizer com Pazuello - Jornal O Globo

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD), afirmou hoje, que se o ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello mentir de novo à comissão “sairá algemado [da sessão]”. O requerimento para a reconvocação de Pazuello será votado amanhã.

“Não posso afirmar que vou prendê-lo, mas pode ter certeza que, se ele mentir… Se ele tiver um habeas corpus, eu não poderei prendê-lo. Manda ele sem habeas corpus lá, ele não vai brincar mais com a CPI e a população brasileira”, afirmou Aziz.

O senador disse que, durante o primeiro depoimento, Pazuello deu versões conflitantes sobre as negociações por vacina por parte do governo federal, por isso há o requerimento para ouvi-lo novamente.

“Quando eu digo ‘no máximo o presidente mentiu, e mentira não leva ninguém à cadeia’, é baseado no que o Pazuello falou. O presidente, um dia, diz que quem manda é ele e que não vai comprar vacina nenhuma. Aí o Pazuello chega, a gente faz essa pergunta e ele diz: ‘não, eu nunca recebi essa ordem, por isso estava negociando a vacina’. Foi baseado nisso”, explicou Aziz.

Aziz ainda falou que, diferentemente do que aconteceu no depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten — que teve a prisão pedida pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB), o que foi descartado por Aziz —, um pedido de prisão hoje não afetaria a credibilidade da comissão. Isso porque, na avaliação dele, a CPI já se encontra “consolidada”.