Unidades prisionais do Agreste suspendem visitas até 31 de maio

 (Divulgação/Seres)

Estão suspensas até o dia 31 de maio as visitas familiares em cadeias públicas e unidades prisionais de 18 municípios da região do Agreste. De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), a medida ocorre em razão do cenário atual de disseminação do novo coronavírus e da necessidade de estabelecer novas regras restritivas. Os bate-papo virtuais da família continuam disponíveis em 23 unidades prisionais do Estado.

“Peço a compreensão dos familiares e daqueles que estão no cárcere, pois é uma hora que temos que fazer sacrifícios. Todos estão vendo a preocupação do governo e as medidas são necessárias”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

As unidades prisionais que suspenderam as visitas presenciais são as de: Agrestina, Altinho, Bezerros, Bom Conselho, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Canhotinho, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Lajedo, Limoeiro, Pesqueira, Riacho das Almas, Saloá, Santa Cruz do Capibaribe, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.

De acordo com a Seres, a medida ocorre também devido ao crescente número de casos confirmados da Covid-19 e a elevada ocupação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) disponíveis em Pernambuco. Diante das particularidades do sistema prisional do Estado, a restrição visa resguardar policiais penais, pessoas privadas de liberdade, familiares e a população em geral.

A secretaria ressaltou que as visitas virtuais da família seguem disponíveis nas 23 unidades prisionais do Estado. As comunicações online, implantadas em maio de 2020, têm o intuito de garantir a manutenção dos vínculos com parentes. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, numa sala reservada, com supervisão de um servidor da unidade prisional. Ao todo, 56.670 encontros já foram realizados, inclusive entre detentos e parentes residentes em outros estados e países.