INSS vai retomar bloqueio de benefícios de quem não fizer prova de vida

Marcello Casal JrAgência Brasil

Suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, o bloqueio do benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de realização da prova de vida será retomada pelo órgão. A medida foi anunciada por meio da Portaria Normativa nº 1.299 de 12 de maio e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13).
Os bloqueios serão retomados a partir do dia 1º de junho, então é preciso ficar atento para os meses de vencimento da prova de vida para evitar a suspensão do benefício. A comprovação de vida deve ser feita anualmente de acordo com o calendário do INSS.

A suspensão começará a ser feitas para o caso de benefícios com vencimento da prova de vida no mês de maio de 2021. Esse grupo será selecionado para integrar a primeira etapa de prova de vida por meio de biometria facial.

Os aposentados e pensionistas desse grupo poderão fazer a prova de vida por meio da biometria facial nos aplicativos do “Meu INSS” e “Meu gov.br” ou na agência bancária onde recebem o benefício.

No caso do Meu INSS, o segurado pode realizar a prova de vida se possuir cadastro da biometria facial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso ele não possua biometria cadastrada, deverá comparecer à sua agência bancária com documento de identificação com foto.

A partir de junho, o bloqueio do restante dos benefícios que estiverem com a prova de vida pendente será feito de forma escalonada.

Veja o cronograma de bloqueios

VENCIMENTO DA COMPROVAÇÃO DE VIDA          MÊS DO BLOQUEIO
MARÇO E ABRIL/2020                                                                     JUNHO/2021
MAIO E JUNHO/2020                                                                        JULHO/2021
JULHO E AGOSTO/2020                                                                   AGOSTO/2021
SETEMBRO E OUTUBRO/2020                                                      SETEMBRO/2021
NOVEMBRO E DEZEMBRO/2020                                                  OUTUBRO/2021
JANEIRO E FEVEREIRO/2021                                                      NOVEMBRO/2021
MARÇO E ABRIL/2021                                                                      DEZEMBRO/2021