Paulo Câmara vai sancionar lei que classifica templos religiosos como serviços essenciais

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), deve sancionar nesta segunda-feira (10) uma lei que classifica templos e igrejas como serviços essenciais. Com isso, cultos e missas devem ficar imunes a eventuais protocolos de biossegurança no combate ao novo coronavírus. Na prática, a partir da sanção da nova lei, estes espaços não poderão mais ser fechados, caso um protocolo determina que serviços essenciais possam seguir funcionando.

Até então, Pernambuco reconhecia poucos segmentos como essenciais. Entre eles, supermercados, padarias, distribuidoras de gás e água, farmácias e postos de gasolina, por exemplo. Desde o início da pandemia, a realização de cultos religiosos – independente da religião – é polêmica, já que vários estudos provam que o risco de contrair o novo coronavírus é maior em ambientes fechados.

RiscosEm novembro, pesquisadores da Universidade de Stanford publicaram um ranking dos lugares com maior risco de contaminação. De acordo com o estudo, igrejas estão no 6º lugar no levantamento dos lugares mais perigosos. Para se ter uma ideia, elas estão à frente de consultórios médicos (7º lugar) e mercados (8º lugar), mas são locais menos perigosos do que restaurantes (o local mais perigoso) e academias (2º). O estudo analisou o comportamento de 98 milhões de pessoas, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo e foi publicado pela revista científica Nature.

Os cientistas alertam que quando as pessoas cantam ou falam alto, como é visto em cultos e celebrações de vários segmentos religiosos diferentes, a possibilidade de contaminação aumenta, mesmo quando há distanciamento social de dois metros entre uma pessoa e outra.