Covid-19: Pernambuco recebe mais de 40 mil unidades da Coronavac, mas ainda não tem estoque suficiente para 2ª dose

Hélia Scheppa/SEI

Pernambuco recebeu neste sábado (08) mais 40,6 mil doses de vacinas contra a covid-19, da Coronavac/Butantan. O novo lote será destinado exclusivamente para a segunda dose de idosos, além de trabalhadores das forças de segurança e salvamento do Estado. Os quantitativos já estão sendo verificados e separados pelo Programa Estadual de Imunização e seguirão ainda hoje para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam à disposição para retirada pelos gestores municipais. No entanto, o Estado ainda não tem garantidas todas as doses necessários para completar a imunização. Ainda precisa-se de 71 mil doses, que não têm previsão de chegada.

Muitas prefeituras, como Paulista e Araçoiaba, suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina por conta da ausência do imunizante. Até mesmo o Recife, que tem sido referência na aplicação das vacinas, suspendeu a segunda dose no fim de abril.

Com esta terceira entrega de vacinas nesta semana, o Estado totaliza o recebimento de 490.500 doses. O primeiro envio feito pelo Ministério da Saúde (MS) chegou na última segunda-feira (03.05), com as primeiras 17.550 da Pfizer/BioNTech e mais 267.250 unidades da vacina Astrazeneca/Fiocruz. Já na quinta-feira (06.05) chegaram 165.100 da Astrazeneca/Fiocruz.

Ao todo, Pernambuco já recebeu 3.135.780 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.830.160 da Coronavac/Butantan, 1.288.070 da Astrazeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech. Já estão sendo imunizados nesta campanha todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.