Polícia e Celpe identificam furto de energia em 12 indústrias do polo gesseiro de Pernambuco; uma pessoa foi presa

DIVULGAÇÃO

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e a Polícia Civil identificaram irregularidades no consumo de energia em 12 indústrias no Sertão do Araripe. A região é responsável por mais 90% da produção nacional de gesso. A ação que aconteceu, simultaneamente, nos municípios de Araripina, Trindade e Ipubi, nessa quinta-feira (6), e recuperou mais de 500 mil quilowatts/hora de energia elétrica.

De acordo com a Celpe, o volume recuperado seria suficiente para abastecer uma cidade com 2.000 habitantes pelo período de um mês. Seis pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Araripina, uma delas permaneceu presa.

Em uma das fábricas, foram constatados indícios de que, além de cometer o furto de energia, o proprietário estaria comercializando ilegalmente a energia furtada para outras indústrias da região.

Nos casos das indústrias autoreligados, a concessionária retirou a rede elétrica para evitar o risco de o cliente promover uma nova ligação fraudulenta. Além de efetuar a cobrança dos valores devidos de energia, a distribuidora formalizou notícia-crime junto à Delegacia de Araripina, para a aplicação das sanções previstas em lei.

O DESVIO

O desvio de energia e demais irregularidades estavam sendo monitorados pela área de inteligência da companhia e a ação constatou as suspeitas. A operação de combate ao furto de energia contou com a participação de um efetivo de, aproximadamente, 40 pessoas, entre profissionais da Celpe, policiais civis e peritos criminais.

A Celpe ressalta que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves.