Governo de Pernambuco anuncia nova flexibilização para comércio de rua e shoppings no Dia das Mães

Startup lança guia digital do Centro do Recife - Folha PE

O funcionamento do comércio de bairro, de centro e dos shoppings terá horário diferenciado para o Dia das Mães. O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feiura (4) alteração de horário de funcionamento para os segmentos entre esta sexta-feira (7) e o domingo (9).

Atualmente, o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 determina que o funcionamento do comércio de bairro, de shopping centers e de centro funcione com carga horária restrita, principalmente no que diz respeito a horas contínuas. Inicialmente, a previsão era de que as restrições fossem até o dia 09 de maio.

Com a mudança, os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h nas sexta-feira (07) e sábado (08), e das 8h às 18h no domingo (09).

Para os três dias, a capacidade é limitada a um cliente a cada 10 metros quadrados em áreas de circulação e um cliente a cada 5 metros quadrados em área interna de loja, segundo informações do governo estadual.

Ainda conforme o Estado, a ampliação do horário ocorreu em diálogo com as lideranças econômicas, atendendo à solicitação das entidades representativas do setor, com o objetivo de reduzir o fluxo intenso de pessoas, que tendem a buscar o mercado presencial para comprar presentes. Em Pernambuco, o Dia das Mães é uma das principais datas no calendário de vendas do varejo.

Conforme a portaria, é obrigatório o cumprimento dos protocolos de funcionamento das atividades, principalmente no que diz respeito à lotação das lojas.