Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas

CRM divulga protocolo para o retorno de cirurgias eletivas no Piauí com  capacidade de 50% | Piauí | G1

Pernambuco prorrogou, nesta sexta-feira (30), a suspensão das cirurgias eletivas que precisem de internação hospitalar em toda a rede de saúde. A prorrogação é válida, inicialmente, até o dia 9 de maio.

A decisão é apenas para cirurgias que possam ser adiadas ou reprogramadas sem prejuízo para a saúde do paciente. Os procedimentos considerados inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardíacas, transplantes ou que a falta possa causar dano ao paciente, estão mantidos.

Além disso, estão permitidas as cirurgias ambulatoriais, que não demandam internação, e os serviços de urgência e emergência.

No dia em que a suspensão foi anunciada, em 16 de março de 2021, a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ricarda Samara, explicou que o objetivo da medida era reduzir a circulação de pessoas nos serviços de saúde para evitar que fiquem expostas ao novo coronavírus.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), pontuou que os servidores que atuam nas cirurgias eletivas e foram realocados para outras áreas da assistência hospitalar ou teletrabalho serão mantidos nessas funções.