Municípios pernambucanos questionam o porquê de só o Recife conseguir iniciar a vacinação de profissionais da educação

Prefeituras vão criar consórcio nacional para comprar vacinas contra a Covid-19 - Jornal O Globo

A notícia de que o Recife vai começar a vacinação dos profissionais de educação com 40 anos ou mais de idade nesta quinta-feira (29), enquanto as demais cidades de Pernambuco não têm previsão ainda de imunizar esse grupo, causou polêmica entre gestores de outros municípios. Também motivou cobrança de professores de outras localidades que desejam igualmente receber a vacina.

Nesta quinta-feira (29), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE) marcou uma reunião específica, às 14h, de modo virtual, para que a Secretaria Estadual de Saúde explique os motivos da capital dispor de doses para o público do setor educacional. A estimativa da prefeitura do Recife é vacinar cerca de 16 mil trabalhadores que atuam nas escolas públicas e privadas da educação básica.

“Queremos uma resposta da Secretaria de Saúde de Pernambuco para entender essa questão. As vacinas estão escassas para outros grupos e de repente a cidade de Recife avança para imunizar os profissionais da educação”, diz o presidente do Cosems e secretário municipal de Saúde de Gravatá, Edson Sousa.

“Segunda-feira passada houve uma reunião em que foi pactuado, entre secretários municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério Público Estadual, que depois de completar a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde as cidades avançariam para o grupo de pessoas com comorbidades”, destacou Edson. O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Saúde, Édipo Soares, vai acompanhar a reunião.