Covid-19: em Pernambuco, nove municípios com mais de 100 mil habitantes aplicaram menos de 70% das doses de vacina recebidas

Mais de 700 mil vacinas contra a Covid-19 chegam a Minas Gerais nesta  sexta-feira, diz Zema | Minas Gerais | G1

Há desigualdade entre o número de doses contra covid-19 enviadas a Estados e municípios e a quantidade de pessoas vacinadas em todo o País. Em Pernambuco, não é diferente, pois permanece uma divergência entre doses de vacinas distribuídas e aplicadas pelos municípios, segundo mostram as proporções apresentadas na plataforma LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde que permite que a população consulte informações sobre a entrega dos insumos. Com base em consulta feita à ferramenta na manhã da sexta-feira (16), dos 13 municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes, nove aplicaram menos de 70% das doses recebidas (veja quadro à esquerda). Na avaliação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), há uma lentidão na digitação dos dados (registro de vacinados) no LocalizaSUS, o que faz cair a proporção total de Pernambuco das doses aplicadas entre as recebidas pelo Ministério da Saúde.

Sem considerar as 255.150 doses que chegaram na sexta-feira (16), Pernambuco tem aplicadas, segundo balanço da SES, 76,8% das mais de 2 milhões de vacinas encaminhadas pelo governo federal. No LocalizaSUS, esse percentual é de 70,1%.

Dos municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes, apenas Recife (91,4%), Petrolina (85,3%), Caruaru (81%) e Cabo (72,4%) estão com percentuais (doses aplicadas entre as recebidas) acima de 70%.