“Ou a sociedade se engaja no enfrentamento da covid-19 ou teremos ainda mais mortes”, diz secretário de Saúde de Pernambuco ao avaliar um ano da pandemia

HEUDES RÉGIS/SEI

O cardiologista André Longo, 49 anos, é um dos nomes que está à frente, em Pernambuco, das ações de enfrentamento à pandemia de covid-19, que completa um ano de declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quinta-feira (11).

Secretário estadual de Saúde, ele acompanha, domingo a domingo, o avanço da doença. Trabalho que começou antes mesmo do coronavírus virar pandemia. Já em janeiro de 2020, o governo de Pernambuco começou a organizar a rede para quando os casos começassem a surgir no Estado.

Nesta quinta-feira foram registrados 1.669 novos casos da covid-19. Entre os confirmados hoje, 67 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.602 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 313.227 casos confirmados da doença, sendo 33.257 graves e 279.970 leves.

Também foram confirmados 23 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 11.269 mortes provocadas pela doença.

André Longo disse que caso a sociedade não ajude, haverá mais mortes. “Neste momento, não temos escolha: ou a sociedade se engaja no enfrentamento da pandemia, ou vai haver grande escassez de vagas nos hospitais e teremos ainda mais mortes. Adotar o cuidado e respeitar as regras de prevenção precisa ser compromissos de todos”, disse o secretário.