Pernambuco libera retorno das aulas presenciais nas escolas públicas

Anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, com o secretário Marcelo Barros (Reprodução/YouTube)

Os estudantes da rede pública de ensino em Pernambuco voltarão às salas de aula, a partir do dia 1º de março. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (3), pela Secretaria Estadual de Educação. As atividades presenciais seguirão um calendário que terá início pelos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A segunda etapa, a partir do dia 8 de março, compreende do 1º ao 5º ano, sendo complementada, em 15 de março, com os menores da Educação Infantil.

Com funcionamento suspenso, desde o dia 16 de março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19, as unidades escolares do estado devem agora, segundo o Governo, adaptar-se ao cumprimento de todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde. Entre os critérios, está o escalonamento de horários, promovendo alternância entre a entrada e a saída dos estudantes, evitando aglomerações no uso do transporte público. A recomendação também assinala a marcação de lugares fixos, para cada aluno, nas áreas de estudo e alimentação.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, o retorno foi articulado em diálogo com todos os setores envolvidos. “Nos pautamos na importância que a educação tem, não apenas na vida das crianças e jovens, mas no desenvolvimento do nosso estado. Diversos estudos nacionais e internacionais reforçam que o ambiente escolar é seguro e com baixa transmissão do vírus, desde que seguindo medidas de biossegurança”, afirmou.

O gestor da pasta reforçou, ainda, a necessidade da manutenção das ações de higienização. Segundo ele, todos os estudantes receberão kits com máscara, além de os professores receberem protetores faciais do tipo Face Shield. A aferição da temperatura também deverá ser realizada no acesso dos alunos. Pela decisão, os docentes devem retornar antecipadamente, em 22 de fevereiro, para dar início ao planejamento das atividades. Ainda conforme o órgão, o modelo híbrido de aulas, em vigor desde outubro do ano passado, e que prevê a oferta de aulas presenciais e remotas, será mantido. Cada escola, assim como os pais e responsáveis, terão autonomia para esta escolha.