Com repique de casos de covid-19, Pernambuco ativa vinte novos leitos de UTI no Sertão; 10 em Afogados da Ingazeira

A matemática das UTIs: 3 desafios para evitar que falte cuidado intensivo  durante a pandemia no Brasil | Coronavírus | G1

Vinte novos leitos dedicados para o tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 em Pernambuco entraram em funcionamento, nesta terça-feira (5) no Sertão de Pernambuco. As vagas foram disponibilizadas nos hospitais Emília Câmara (HREC), no município de Afogados da Ingazeira, e Eduardo Campos, na cidade de Serra Talhada. Ambos inauguraram dez unidades de terapia intensiva (UTI) para pacientes graves, que precisam de internação hospitalar.

Atualmente, o HREC conta com um total de 30 leitos exclusivos para síndrome respiratória aguda grave (srag), sendo 20 de UTI e 10 de enfermaria. Já o Hospital Eduardo Campos soma 50 vagas de UTI e nove de enfermaria voltadas para pacientes com sintomas da infecção pelo novo coronavírus.

Além disso, outros 14 leitos de enfermaria também começaram a funcionar no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife. Com isso, a unidade totaliza 87 vagas, sendo 61 de enfermaria e 26 de UTI para o acompanhamento de casos suspeitos ou confirmados da doença.