Com violência em alta, Pernambuco tem déficit de 10 mil policiais militares

Saiba como se inscrever no concurso da PMPE

Somente nos 11 primeiros meses do ano, Pernambuco já registrou, oficialmente, 3.460 assassinatos. Um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus, a violência só cresceu nos últimos meses. Na contramão, o número de policiais militares, responsáveis pela segurança nas ruas, caiu. Dados do Portal da Transparência apontam que há um déficit de cerca de 10 mil PMs na corporação.

Atualmente, quase 17 mil policiais militares estão na ativa. Mas nem todos eles ficam nas ruas fazendo a segurança. Alguns fazem trabalhos administrativos, por exemplo. O efetivo da PM em Pernambuco deveria ser de 26.865 policiais, como está previsto em lei.

Nas redes sociais, grupos formados por aprovados no último concurso da Polícia Militar seguem pedindo a convocação para o curso de formação. Ao todo, segundo eles, há 1.470 pessoas na fila de espera.

Em 2017, a Secretaria de Defesa Social (SDS) chegou a anunciar concursos anuais pra preenchimento de 500 vagas na corporação. No entanto, a seleção foi feita apenas uma vez.