Ibope: João Campos tem agora vantagem numérica sobre Marília, mas empate técnico no 2º turno em Recife persiste

Em novo levantamento do IBOPE Inteligência feito a pedido do Jornal do Commercio e da TV Globo de 23 a 25 de novembro, persiste o empate técnico entre os candidatos a prefeito no Recife, mas agora com a inversão da vantagem numérica em relação à pesquisa anterior.

De acordo com o mais recente levantamento, João Campos (PSB) passou de 39% para 43% das intenções de voto e Marilia Arraes (PT) recuou de 45% para 41%.

Com estes números, a conta dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) ficam assim: João Campos tem 51% e Marilia Arraes tem 49%, nesta rodada da pesquisa.

Assim, seja nas intenções de voto, seja nos votos válidos, a diferença entre ambos é de apenas 2 pontos percentuais (p.p.) e menor que a margem de erro da pesquisa, que é de 3 p.p.

Segundo o Ibope, entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 15% e os que não sabem ou preferem não responder totalizam 2%

O Ibope esteve nas ruas do Recife para ouvir 1001 eleitores da cidade.

O nível de confiança estimado é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pelo Jornal do Commercio e pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco com o número PE-04600/2020.

A reversão das intenções de voto ocorre após uma semana de intenso bombardeio contra a candidata do PT, Marília Arraes. A desconstrução passou por vários temas, como religião e uso da Biblia, culminando com o vazamento dos dados de um processo do MPPE apresentado à Justiça do Estado em torno de uma acusação de improbidade administrativa.