Central de Oportunidades de Pernambuco é inaugurada em Afogados da Ingazeira

 (Foto: Pedro Menezes/SEI/Divulgação)

A Central de Oportunidades de Pernambuco (Cope), espaço que tem o objetivo de ampliar o atendimento ao cidadão com diversos serviços que geram comodidade, fortalecimento da empregabilidade e do empreendedorismo, foi inaugurada na noite dessa quarta-feira (11), em Afogados da Ingazeira.

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura do município e o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq). O governador do estado, Paulo Câmara, participou da inauguração do espaço.

Na nova Central de Oportunidades de Afogados da Ingazeira, serão oferecidos serviços da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e da Agência de Empreendedorismo (AGE), cujo principal papel é coordenar o Programa de Crédito Popular. Os serviços serão online e com orientação presencial de três funcionários da prefeitura capacitados pela Seteq. A central está instalada em um imóvel cedido pela prefeitura, onde hoje funciona a Sala do Empreendedor, na Rua Doutor Nogueira Lima, 165, Centro.

A iniciativa evitará deslocamento de trabalhadores e empreendedores para municípios vizinhos. Atualmente, no Sertão do Pajeú, a Agência do Trabalho e a Jucepe só tinham sedes em Serra Talhada, a 84 quilômetros de Afogados da Ingazeira. Na central, os trabalhadores podem se cadastrar para vagas de emprego, fazer a habilitação para o seguro desemprego e receber orientações sobre o Crédito Popular ou a abertura de empresas.

“A Cope vai simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços em um só local. O objetivo é aumentar o aproveitamento da mão de obra qualificada, melhorar a gestão de negócios, otimizar custos de operacionalização e ofertar serviços das Agências do Trabalho na cidade”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.