Ministério Público pede o bloqueio dos bens de dono da Itapemirim

Avião da Itapemirim

O Ministério Público de São Paulo pediu o bloqueio dos bens particulares do empresário Sidnei Piva de Jesus, dono do grupo Itapemirim, que chegou a ser a maior empresa de transporte rodoviário do país.

Embora a Itapemirim esteja em recuperação judicial desde março de 2016, o empresário anunciou a abertura de uma companhia aérea. A previsão é que a Itapemirim Linhas Aéreas comece a voar no primeiro trimestre do ano que vem.

Em requerimento apresentado à Justiça, o promotor Nilton Belli Filho afirma que o projeto de abrir uma empresa aérea contraria o plano de recuperação judicial aprovado em assembleia pelos credores. Além disso, diz haver indícios de que, para tanto, Piva teria realizado “empréstimos mediante expedientes fraudulentos, até mesmo com evasão de divisas”.

Segundo o promotor, as notícias de ingresso no mercado aéreo são conflitantes com o panorama financeiro apresentado pela administradora encarregada pela Justiça de acompanhar o processo de recuperação, assim como destoa dos recentes pedidos feitos pela própria Itapemirim de ampliação dos prazos de pagamentos aos credores.

Além do bloqueio dos bens pessoais de Piva, o promotor solicitou a suspensão da venda de qualquer ativo do patrimônio social da Itapemirim a fim de evitar prejuízos aos interesses dos credores da empresa.