Secretaria de Defesa Social de Pernambuco cria força-tarefa para combater avanço de facções criminosas nos municípios

A Secretaria de Defesa Social (SDS) determinou a criação de uma força-tarefa para mapear e investigar as organizações criminosas que estão agindo em Pernambuco. A decisão foi tomada após o crescimento dos homicídios, nos últimos meses, que pode ter relação com o avanço dessas facções em vários municípios. Levantamento com base nos dados da SDS, mostra que 52 cidades pernambucanas já ultrapassaram o número de assassinatos registrados ao longo de todo o ano de 2019.

Na portaria, o secretário da SDS, Antônio de Pádua, destacou a necessidade da criação da força-tarefa “considerando a amplitude e complexidade da atuação do Crime Organizado, bem como sua estruturação macro, alcançando todos os entes federativos, necessitando atuação proporcional e coordenada por parte do Estado, mostrando-se imperioso o estabelecimento de estratégias integradas de prevenção e repressão a este tipo de delito”.

O grupo será coordenado pelo secretário-executivo da SDS, Humberto Freire. Também farão parte, quatro diretores da Polícia Civil, de todas as regiões do Estado, além de gestores do serviço de inteligência, Polícia Militar e da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS vão compor o grupo de trabalho. Também serão convidados representantes indicados pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e até da Agência Brasileira de Inteligência.