Traficante Elias Maluco é encontrado morto dentro de presídio onde cumpria pena por tráfico e pelo assassinato do jornalista Tim Lopes

AGÊNCIA BRASIL

Preso desde 2002, o traficante Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, foi encontrado morto em sua cela, na tarde desta terça-feira (22), segundo informações do Departamento Penitenciário (Depen), informou o portal Uol. Ele cumpria pena na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Integrante da facção criminosa Comando Vermelho e considerado líder do tráfico de drogas no complexo de favelas do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, Elias Maluco foi preso em setembro de 2002 e condenado por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em maio de 2005, ele também foi condenado a 28 anos e seis meses pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha e ocultação de cadáver no caso do assassinato no jornalista Tim Lopes.

O Depen não esclareceu as circunstâncias da morte – se o traficante morreu por causa natural ou foi assassinado, por exemplo, mas, segundo o Uol, o corpo foi encontrado com sinais de enforcamento.

Segundo nota emitida pelo órgão federal, o local da morte foi preservado até a chegada da Polícia Federal, responsável pela perícia. A família foi comunicada sobre a morte pelo Serviço Social da penitenciária.

Em junho de 2002, a quadrilha liderada por Elias Maluco rendeu e matou Tim Lopes, que fazia uma reportagem sobre abuso de menores em um baile funk na Vila Cruzeiro, favela da zona norte do Rio. O corpo do jornalista foi queimado numa fogueira de pneus. Além de Elias, outras seis pessoas foram condenadas pelo crime.