Confira os dez municípios de Pernambuco com melhores notas no Ideb 2019 no ensino fundamental; Nenhum do Pajeú

Ideb - INEP

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, principal indicador de qualidade da educação brasileira, foi divulgado nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação. Dados mostram que o ensino médio do Brasil teve, desde 2005, o maior salto no índice, apesar de não ter alcançado a meta prevista. Já Pernambuco obteve a terceira melhor colocação no ensino médio entre as redes estaduais de ensino, comparado com restante do País, com média 4,4, empatado com o Paraná. Em primeiro lugar está Goiás, com 4,7, e em segundo, Espírito Santo, com 4,6.

Já no ensino fundamental, Pernambuco ficou com média de 5,5 nos anos iniciais, sendo 5,1 na rede pública; 5 na rede estadual e 6,5 na rede privada. Já nos anos finais a média foi 4,8, sendo 4,5 na rede pública; 4,7 na rede estadual e 6 na rede privada. Contando apenas as redes municipais nos anos iniciais do ensino fundamental, Panelas, Bonito e Machados foram os melhores municípios, com notas 7.6, 7.1 e 7.1, respectivamente. Recife ficou na posição 70, com nota 5.2. Os com menores notas foram Bodocó, Barreiros e Mirandiba, com 3.8, 3.8 e 4, respectivamente.

Já nos anos finais, também para as redes municipais, a cidade com melhor avaliação foi Bonito, com 6.8, seguido de Barra de Guabiraba e Ibimirim, ambos com 6.2. Nesta categoria, Recife aponta como 45º lugar, com nota 4.8. Com as piores avaliações, ficaram Pombos, Amaraji e Santa Maria do Cambucá, com 3.2, 3.2 e 3.4, respectivamente.