Mais de 14 mil servidores estaduais e municipais em Pernambuco receberam auxílio emergencial indevidamente, diz Ministério Público

Auxílio Emergencial: veja a situação de cada lote e parcela de pagamento |  Economia | G1

Mais de 14 mil servidores estaduais e municipais (ativos e inativos) teriam recebido o auxílio emergencial de forma indevida em Pernambuco. Os indícios estão em investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Núcleo de Inteligência do MPPE (Nimppe), órgãos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que tiveram acesso às informações da base de dados do benefício.

De acordo com o MPPE, o levantamento indicou que, ao todo, 14.170 servidores com vínculos municipal ou estadual, e que integravam a folha de pagamento do poder público em abril de 2020, teriam sido contemplados com o auxílio destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados que perderam a principal fonte de renda diante da crise causada pela pandemia do coronavírus. A estimativa é de que o pagamento indevido chegou a um montante de R$ 9.965.400,00.

As cidades de Petrolina e Pesqueira, Garanhuns e Saloá, são as que possuem o mais elevado número de servidores que receberam auxílio emergencial no Estado. O MPPE constatou ainda que em 155 dos 184 municípios pernambucanos, pelo menos um servidor recebe o benefício concedido pelo governo federal.