Fiscalização do Ipem reprova mais de 99 bombas de combustíveis em PE

 (Foto: Divulgação/Ipem-PE.)

Em mais uma etapa da Operação Olhos de Carcará, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) reprovou 99 bombas de combustíveis no estado. A ação ocorreu entre os dias sete e 28 de agosto e teve o resultado divulgado nesta terça-feira (1). A finalidade é de proteger o consumidor contra as irregularidades em postos de combustíveis. A fiscalização passou por cidades do Agreste e da Zona da Mata.

Até o momento os técnicos do Ipem-PE verificaram 1.829 instrumentos, dos quais 212 apresentaram irregularidades e foram reprovados. Os postos foram notificados e têm até 10 dias para realizar os reparos. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o órgão vem trabalhando incansavelmente para proteger o consumidor. “É fundamental que o consumidor esteja atento ao abastecer o seu veículo. Observando todo o processo, inclusive a presença do selo de verificação do Inmetro nas bombas. Quanto às fiscalizações, continuaremos firmes para evitar o maior número de fraudes”, diz.

De caráter obrigatório, as verificações periódicas são efetuadas anualmente e sempre que o equipamento sofrer um reparo ou manutenção. A verificação da bomba consiste em uma série de procedimentos, a começar pela inspeção visual, onde são verificadas a inscrições obrigatórias, funcionamento, conservação, itens de segurança e selo do Inmetro. Em seguida, iniciam-se os ensaios propriamente ditos, nos quais os fiscais do instituto verificam se existe algum defeito ou adulteração de modo a influir na quantidade de combustível entregue.

Entre 7 e 26 de agosto, foram visitadas as cidades de Paudalho, Carpina, Lagoa do Itaenga, Feira Nova, Limoeiro, Passira, Cumaru, João Alfredo, Bom Jardim, Orobó, Casinhas, Surubim, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Tracunhaém, Salgadinho, Lagoa do Carro, Timbaúba, Macaparana, São Vicente Ferrer, Machados, Aliança e Vicência. Dos 1.020 instrumentos verificados, 113 foram reprovados.

Já entre 7 e 28 de agosto, foram visitados os municípios de Panelas, Ibirajuba, Lajedo, Calçado, Jupi, São Bento do Una, Belo Jardim, Sanharó, Alagoinha, Lagoa dos Gatos, Taquaritinga do Norte, Frei Miguelinho, Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Brejo da Madre de Deus e Jataúba. Foram verificados 809 instrumentos, dos quais 99 foram reprovados.

O consumidor que suspeitar de possíveis irregularidades, pode entrar em contato com a ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 081 1526 ou através do formulário de denúncia no site www.ipem.pe.gov.br e realizar sua denúncia.