Planalto lista governadores com mais mortes de covid-19

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Ministério da Energia, em Brasília
05/08/2020
REUTERS/Adriano Machado

Após o Brasil ultrapassar as 100 mil mortes pela covid-19 no último sábado (8), o governo Jair Bolsonaro disparou para parlamentares um relatório em que destaca nomes de governadores e prefeitos dos locais com o maior número de novos óbitos e novos casos confirmados da doença. Ao tentar se eximir das críticas pela condução do enfrentamento ao coronavírus, o presidente tem atribuído a responsabilidade do avanço da pandemia a gestores dos Estados e municípios.

O documento enviado a congressistas por meio de um aplicativo de mensagem é assinado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, subordinada ao ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e usa dados do Ministério da Saúde. O relatório interno destaca os “Top 5” governadores com mais mortes e novos casos. O ranking de prefeitos é feito com base apenas no número de diagnósticos da doença.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro se colocou contra medidas de isolamento adotadas por governadores e prefeitos sob o argumento de que quebrariam a economia. O presidente fez visitas a comércios, participou de manifestação e, agora, após se recuperar da covid-19 tem feito viagens pelo Brasil, causando aglomeração.

Criticado pela explosão dos casos da doença no Brasil, Bolsonaro costuma citar uma decisão do Supremo Tribunal Federal que deu autonomia aos Estados e municípios para tomar medidas que tenham como objetivo tentar conter a propagação da doença. A medida, no entanto, não exime a União de realizar ações e de buscar acordos com os gestores locais.

No relatório interno, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), aparece no topo das listas de números de casos e de óbitos. O Estado ultrapassou os 600 mil infectados e 25 mil mortes. Doria é o principal adversário político de Bolsonaro e, durante a pandemia, os dois intensificaram a troca de ataques.

Outros quatro governadores de estados com maior número de casos são citados: Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Rui Costa (PT), da Bahia; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e comandante Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina. No ranking de óbitos, após Doria, aparecem os governadores de Minas, Rio Grande do Sul, Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e da Bahia.

No “Top 5” municípios com mais casos são citados nominalmente os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas (PSDB); Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB); de Salvador, ACM Neto (DEM); e de Fortaleza, Roberto Cláudio. O Distrito Federal aparece em segundo, mas o nome do governador Ibaneis Rocha (MDB) não é destacado.