Secult-PE e Fundarpe convocam gestores e trabalhadores da Cultura para webconferência nesta quinta (9) sobre a Lei Aldir Blanc

Cadastro de artistas para receber auxílio emergencial da Lei Aldir ...

Dentro dos desenrolares da recém-sancionada Lei Aldir Blanc, Pernambuco receberá, do Governo Federal, em torno de R$ 150 milhões para aplicar em ações emergenciais para a cultura. O valor será repartido, meio a meio, entre Governo e municípios.

Os recursos fazem parte de um montante total estimado em R$ 3 bilhões, que serão destinados a todos os municípios e estados brasileiros. A lei é fruto de uma ação coletiva de parlamentares, gestores públicos e sociedade civil que conseguiu a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Cultura para o auxílio de toda cadeia criativa da cultura.

Para uniformizar um conjunto de informações já existentes sobre a Lei, a distribuição dos recursos e o papel de cada ente (estado e municípios) na divisão das competências entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe, em parceria com os conselhos estaduais de Cultura, farão uma nova webconferência nesta quinta (9), às 19h.

O propósito é esclarecer, tirar dúvidas e atualizar a sociedade sobre os encaminhamentos da Lei. Também está na pauta da reunião a criação de uma nova agenda de webconferências específicas para todas as macrorregiões do Estado.

Além de artistas, produtores e conselheiros de Cultura, é esperada a participação de representantes dos órgãos de cultura dos municípios.