Governo de Pernambuco divulga data de liberação de templos religiosos; praias e parques ainda sem previsão

Pernambuco autoriza reabertura gradual de igrejas e templos ...

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou nesta quarta-feira (17) a liberação para a reabertura de templos religiosos durante a pandemia do coronavírus, começando a valer na segunda-feira (22). A reabertura dos templos é mais uma medida dentro do plano de reabertura gradual da economia no Estado após o lockdown. Esta medida não vale em 85 cidades do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco que não mostraram tendência de queda no número de casos do novo coronavírus. Havia a expectativa de anúncio de datas para a liberação do calçadão, praias e parques, mas o governo não mencionou previsões para estes lugares.

“As atividades religiosas têm um papel fundamental na sociedade. Elas realizam ações sociais relevantes e asseguram conforto espiritual, sobretudo em um momento tão difícil como o que estamos atravessando. Contudo, precisamos fazer essa retomada com consciência e a colaboração de todos”, explicou o governador.

Nessa última segunda-feira (15), cem dos 185 municípios de Pernambuco entram na quarta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas que estavam paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Atualmente podem funcionar lojas de varejo com até 200 m²; serviços de venda, locação e vistoria de veículos com 50% dos funcionários; salões de beleza e serviços de estética e treinos de futebol profissional. O plano da reabertura gradual da economia foi anunciado pelo governo no dia 1° de junho de 2020, 82 dias após a confirmação dos dois primeiros casos da covid-19.