Por indicação do Centrão, Bolsonaro nomeia pernambucano para o Dnocs, órgão responsável por obras contra secas

Ministério Público Federal pede que Ministério libere água da ...

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (6) traz a nomeação de Fernando Marcondes de Araújo Leão para a direção-geral do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) em substituição a José Rosilonio Magalhães de Araujo.

O novo diretor é filiado ao Avante e ocupa atualmente o cargo de gerente-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Pernambuco.

Fernando Marcondes de Araújo Leão foi indicado ao posto pelo Centrão, grupo de partidos de centro e centro-direita do Congresso Nacional. O grupo é conhecido por se aliar a diferentes governos, independentemente de ideologias.

O novo diretor do DNOCS também já exerceu o cargo de secretário-executivo de Transportes de Pernambuco.

O presidente Jair Bolsonaro se aproximou do Centrão nas últimas semanas para fortalecer a base de apoio no Congresso, sobretudo na Câmara dos Deputados.

A substituição no Dnocs foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto. O departamento é vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Regional.

Nas últimas semanas, o presidente Bolsonaro tem feito conversas com partidos como PP; PL, de Valdemar da Costa Neto; Republicanos, antigo PRB; e o PSD, de Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro dos governos Dilma e Temer.