Aplicativo reforça monitoramento do coronavírus em Serra Talhada

Aplicativo pode ser baixado através de um site da prefeitura de Serra Talhada

Reforçando as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Serra Talhada está disponibilizando em seu portal na internet o aplicativo “Sertão Saúde”, uma ferramenta de auxílio no combate à doença. O app fornece dicas de proteção, informações, questionário sobre o estado de saúde da população, locais com maior incidência de sintomas de gripe e boletins atualizados com os casos confirmados, investigados e descartados da covid-19 no município.

Atualmente, o aplicativo está disponível para smartphones Android. Além de informar os dados atualizados da covid-19 em Serra Talhada, o app contém um espaço onde o usuário pode informar seu estado de saúde, se teve contato com caso suspeito de covid-19 e se faz parte de algum grupo de risco, orientando em quais situações a pessoa deve ficar em casa, procurar uma Unidade de Saúde da Família ou procurar uma unidade de emergência.

O “Sertão Saúde” foi desenvolvido por alunos, ex-alunos e professores do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST), juntamente com profissionais das áreas de infectologia, clínica médica, fisioterapia, epidemia, estatística, inteligência artificial e ciência de dados, com apoio da Prefeitura de Serra Talhada.

“É mais uma ferramenta importante, onde a população vai poder acompanhar diariamente a situação do município, vai poder nos informar se tem sintomas de gripe, se teve contato com pessoas com sintomas suspeitos, e a partir dessas informações vamos ter um diagnóstico da incidência de gripe por localidade, reforçando as ações das equipes de saúde e a busca ativa por possíveis casos de coronavírus. Em nome do município, quero agradecer e parabenizar todos os envolvidos no desenvolvimento dessa plataforma e pedir a população para usar o aplicativo e enviar informações reais, contribuindo com o nosso monitoramento”, comentou a secretária de Saúde, Márcia Conrado.