Espero que Bolsonaro seja responsabilizado por mortes por covid, diz Tabata

Previdência: Tabata Amaral é ameaçada de expulsão pelo PDT caso ...

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) precisa ser responsabilizado por parte das mortes causadas pela covid-19 no país, afirmou a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) em entrevista ao UOL. Ela criticou o fato de o presidente ter minimizado os riscos da doença, que já matou 1.736 brasileiros, ao menos — os números reais são maiores que os oficiais.

“Espero que ele seja responsabilizado por todo mundo que vai morrer por causa da fala irresponsável dele. Porque na hora em que ele fala ‘olha, é só uma gripezinha’, tem muita gente que vai ouvir, é o presidente da República. Essas pessoas não vão entender a gravidade da situação”.

Tabata disse ainda “lamentar” que parte do governo —incluindo o próprio presidente— se oponha às medidas mais amplas de isolamento social durante a pandemia, contrariando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde — até ontem, quando a entrevista foi gravada, comandado por Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

“Quando li ontem [na madrugada de quarta-feira] que ele ia demitir o Mandetta por Twitter, eu falei: ‘meu Deus, até onde que vai isso’? A gente bateu mais de 200 mortes em 24 horas e ele [Bolsonaro] continua com essa picuinha, com essa ciumeira. Eu fico completamente frustrada, eu lamento muito”, disse.