Investigação de mortes faz PE ter letalidade de covid-19 maior que a Itália

Número de mortes por coronavírus no Brasil sobe para 34 - Notícias ...

Pernambuco confirmou, em boletim epidemiológico nesta segunda (6), mais nove mortes em decorrência da doença covid-19. Assim, o estado aumentou ainda mais a taxa de mortalidade, que atingiu 13,4% dos infectados pelo novo coronavírus. O índice chama a atenção por ser o maior do país, acima até do que tem sido registrado na Itália — país com a maior taxa de letalidade do mundo: 12,3%.

Até agora foram 223 casos e 30 mortes em Pernambuco, maior número de óbitos do que o Ceará, que tem quase cinco vezes mais casos confirmados (1.013). A taxa de letalidade pernambucana é quase três vezes maior do que a brasileira, que está em 4,6% (553 mortes e 12.056 casos, de acordo com o Ministério da Saúde).

Será que há um coronavírus mais letal infectando os pernambucanos?

Não é isso que autoridades e especialistas apontam. Eles citam que o dado estaria ligado ao foco de testagem em pacientes graves e a uma intensa investigação das mortes por SRAG (Síndrome respiratória aguda grave), dois fatores que elevariam a taxa de mortes.

O secretário estadual de Saúde André Longo assegura que o alto índice de mortalidade é fruto de “uma vigilância ativa e de uma transparência absoluta.”

“Ninguém testou mais SRAG do que Pernambuco no Nordeste”, diz Longo.