PE é o estado com maior nível de transparência sobre informações da Covid-19

 (Foto: AFP)

O estado de Pernambuco é o primeiro do ranking de transparência sobre informações do novo coronavírus, segundo levantamento feito pela OKBR (Open Knowledge Brasil). Na contramão, 90% dos estados brasileiros deixam a desejar neste aspecto – há pouco ou nenhum esclarecimento, por exemplo, quanto ao número de testes realizados, disponibilidade de leitos de UTI e o perfil de pessoas infectadas com a doença.

A análise, divulgada nesta sexta-feira, conclui que os estados e o governo federal não tornam públicos dados que possibilitem o acompanhamento em detalhes do coronavírus no Brasil. As autoridades não apresentam, por exemplo, dados básicos sobre a quantidade de testes disponíveis. Somente o Tocantins, segundo a OKBR, divulga essa informação.

Outro ponto do levantamento mostra que mais de 80% dos estados não possuem dados abertos (que possam ser baixados e filtrados de diferentes formas) e apresentam as informações a partir de boletins diários sobre a doença. Até mesmo informações sobre os municípios onde ocorrem os casos e mortes não disponibilizados pelo governo federal.

A OKBR ainda apontou que nenhum ente federativo apresenta o número de leitos ocupados pelo coronavírus. Casos mais graves da Covid-19 precisam de hospitalização e uso de máquinas para ajudar na respiração do paciente. Por isso a importância de saber sobre a capacidade ocupada de leitos e UTIs.

O índice para o ranking levou em conta informações básicas como idade, sexo, status de atendimento, doenças associadas, ocupação de leitos e testes disponíveis e aplicados, considerando quais seriam os dados mínimos que poderiam ser oferecidos. A OKBR também considerou a granularidade das informações – ou seja, de modo geral, o quanto os dados estão detalhados.