Aceleração de casos de coronavírus em Pernambuco deve ocorrer no ínicio de abril, diz secretário

Djair Pedro/SEI

O Estado de Pernambuco corre contra o tempo com a missão de preparar o sistema de saúde para enfrentar a escalada de casos do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (26), em coletiva de imprensa online, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, mostrou-se preocupado com o possível avanço da infecção no Estado.

“Temos conversado com diversos especialistas que têm feito modelos matemáticos adaptados à realidade de Pernambuco. Se medidas não continuarem sendo adotadas, como o isolamento social, a perspectiva é de aumento de casos de covid-19 nos primeiros dias de abril no Estado. É certo que o ápice da curva da epidemia vai chegar, e a gente quer retardá-lo”, frisou Longo.

O secretário acrescentou que é esperado, nos próximos dias, um volume de adoecimento de todos os tipos de gravidade. “São casos que devem seguir aparecendo em graus leves; com uma parte menor, mas significativa, com sintomas moderados que podem evoluir para síndrome respiratória aguda grave (srag) e mais um grupo de 1% a 4% que estarão vulneráveis a ter necessidade de terapia intensiva, o que preocupa a nossa rede de saúde. É algo que temos visto em outros países, como Itália e Espanha”, destacou.