Equipes do interior querem o final do Campeonato Pernambucano 2020

Equipes do interior querem o final do Campeonato Pernambucano 2020

Suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus, o Campeonato Pernambucano não tem data para voltar a ser disputado e tem situação indefinida. Temendo prejuízo financeiro, já que a maioria dos contratos com os jogadores encerram no próximo mês, os sete clubes do interior se juntaram para solicitar o encerramento em definitivo do Estadual.

“O clube que não tem calendário vai ter uma dificuldade de renovar com os jogadores, que têm contratos até a primeira quinzena de abril e obviamente os atletas procuram clubes que tem calendário. Os recursos são poucos, a nossa folha salarial vai ser prejudicada. Além das condições financeiras, nos preocupa também o problema social dos nossos atletas, temos membros da comissão técnica que são de outros estados. Por isso nos reunimos para solicitar o encerramento”, comentou Paulo Roberto, presidente do Vitória.

Coordenando a iniciativa, o presidente do Vitória recolheu assinaturas de todos os times do interior do Estado para solicitar o encerramento do Estadual. Depois da conferência com representantes de cada clube a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) foi consultada sobre a possibilidade. O presidente Evandro Carvalho e o diretor de competições Murilo Falcão informaram que a decisão sobre o cancelamento só pode partir da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

“Tivemos uma reunião com os clubes do interior e foi levantada essa possibilidade, mas até então a gente não sabia que a decisão cabia a CBF, que teria que dar essa condição às próprias federações. Como os campeonatos não são de pontos corridos, tem a possibilidade dos estaduais adentrarem nas datas dos campeonatos brasileiro. A FPF já nos informou que a decisão não vem deles, isso acaba dificultando”, revelou Paulo.

Mesmo com a decisão do encerramento do Campeonato Pernambucano sendo uma decisão da CBF, Paulo Roberto revelou que os clubes vão solicitar uma reunião com a FPF para debater a possibilidade. De acordo com o presidente do Vitória, os clubes do interior também estão buscando apoio do Trio de Ferro da capital pernambucana.

“A Federação informou todos os implicativos para encerrar o campeonato, mas iremos solicitar essa reunião para apresentar as assinaturas. Mesmo representando o clube que está na lanterna, entendo que essa não é uma situação clubística, de apenas disputa de campo, a gente tem que lutar em favor do futebol de Pernambuco, não queremos criar um antagonismo com Náutico, Santa Cruz e Sport, queremos eles do nosso lado”, completou Paulo.

Federação Pernambucana de Futebol – Presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho garantiu a continuidade do Campeonato Pernambucano. “A competição prosseguirá daqui a um mês, dois, seis meses, não importa, mas terá que ser concluída, apenas uma competição de pontos corridos, caso houvesse unanimidade de votos, poderia ser encerrada prematuramente”, disse Evandro.