Deputado quer trocar feriado de Tiradentes por descobrimento do Brasil

 (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Um projeto de lei do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP), herdeiro da família real, tem como proposta excluir o feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, e em troca, incluir o 22 de abril, data de descobrimento do Brasil, na lista de feriados nacionais.

Segundo o deputado, a troca das datas deve-se ao fato de o descobrimento do Brasil possuir “legitimidade histórica e relevância na Constituição da nossa identidade nacional”. De acordo com o texto do PL, até a década de 1930, a data era considerada feriado nacional, sendo comemorada em 3 de maio, por se achar que este foi o dia da chegada dos portugueses em terras brasileiras.

Para não serem comemorados dois feriados em dias seguidos, o parlamentar sugere a revogação do feriado do Dia de Tiradentes, festejado em 21 de abril, que segundo a justificativa do projeto de lei, foi uma data comemorativa criada no período republicano, “instalado no Brasil por meio de um golpe militar que baniu a família imperial brasileira”. Em 21 de abril também se celebra o aniversário de Brasília, neste caso, um feriado local.

Antes de ser votado pelo plenário, o texto ainda precisa passar pelas comissões da Câmara dos Deputados.