Fernando Cerqueira assume a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco

O desembargador Fernando Cerqueira toma posse como novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco  / Foto: Renata Monteiro / JC

O desembargador Fernando Cerqueira toma posse do cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta segunda-feira (2), em sessão solene realizada no Palácio da Justiça. Também assumem os cargos na nova Mesa Diretora para o biênio 2020/2022, os desembargadores Eduardo Paurá (primeiro vice-presidente), Cândido Saraiva (segundo vice) e Luiz Carlos Figueiredo (corregedor-geral). Os magistrados foram eleitos pelo Pleno, formado por 52 desembargadores, em 30 de outubro de 2019.

Para o novo presidente do TJPE, uma das prioridades desta gestão será dar celeridade aos processos judiciários através da digitalização, tornando-os mais eficazes na prestação da Justiça. “A modernização já é um processo que vem ocorrendo há algum tempo, mas queremos que ele esteja em pleno funcionamento até o final deste ano”, comentou Fernando Cerqueira.

O desembargador também fala sobre a necessidade de uma reestruturação no Tribunal de Justiça. “Ela é extremamente necessária, e isso é uma das coisas que também vou me debruçar. Nós trouxemos uma equipe extremamente profissional. Também estamos trazendo do Tribunal de Contas da União (TCU) um grupo de consultores para que possamos reestudar a estrutura administrativa do poder judiciário de Pernambuco”, afirmou.

Na ocasião, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo, então presidente do Tribunal no biênio 2018/2020, apresentou um balanço de sua gestão, que teve como leva “Inovando para pacificar e unir”. “Nossas equipes trabalharam durante esses dois anos criando mais núcleos de conciliação e mediação. Nós nomeamos 25 novos magistrados 110 novos servidores concursados e mais 216 assessores de juízes de primeiro grau. Com esse quadro, conseguimos diminuir a taxa de congestionamento dos processos. Não temos grande obras, mas temos um judiciário mais enxuto e célere”, celebrou.