Saiba como emitir novo modelo de carteira de identidade em Pernambuco

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A partir desta terça-feira (29), Pernambuco passou a emitir o novo modelo da carteira de identidade inteiramente digital. Na nova aquisição do documento, o atendimento só poderá ser marcado após o pagamento da taxa de emissão.

O projeto pretende trazer agilidade na aquisição do RG. De acordo com o governador Paulo Câmara, a forma como o documento era feito já não dava conta das necessidades da população. “A demanda era muito antiga, melando o dedo, passando uma manhã quase toda para tirar uma carteira de identidade que demorava quase 30 dias para chegar. Isso vai servir para que as pessoas não precisem mais entrar na fila às 3h, 5h da manhã”.

O documento será processado por meio do Sistema ABIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação Biométrica), que vai reduzir o tempo de espera pelo RG para cinco dias e possibilitar a emissão de até 1,2 milhão de documentos por ano, aumentando a capacidade de produção das carteiras em 117%.

“A expectativa é de melhora porque facilita a nossa vida, é mais rápido”, disse Antônio Tenório, 47, que estava acompanhando a filha após ser roubada e precisar do documento para realizar a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontece neste domingo.

A meta inicial do projeto é de atender 100 mil pessoas por mês que precisam da carteira de identidade. Hoje, esse número é de menos de 50 mil carteiras por mês. Cristiane Paula e Hênio Procopio, responsáveis pelo projeto, destacam como foi a criação do novo modelo. “Inicialmente nós fizemos uma viagem para Brasília, foi daí onde pudemos ver os variadas formas de projetos entre os estados do Brasil. Essa ideia de trazer para Pernambuco foi porque nós vimos um modelo informatizado, eficiente lá, e sabíamos da deficiência daqui do Estado.”

Como solicitar o documento – A população pode agendar atendimento pela internet (www.sds.pe.gov.br ou www.iitb.pe.gov.br) em qualquer posto de atendimento (Expresso Cidadão) localizado do litoral ao Sertão, ou mesmo no IITB. Após a inserção dos dados, o requerente vai imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor da taxa, no caso da segunda via. A taxa pode ser paga em qualquer instituição bancária ou casa lotérica. A primeira via do RG é isenta de taxas.