Comissão de Justiça da Assembleia acata projeto para regular criação e comércio de pássaros

Resultado de imagem para antonio moraes alepe

Projeto de lei que disciplina a criação amadorista e comercial de pássaros silvestres em Pernambuco recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça nesta terça (15). A proposta, discutida previamente com criadores e órgãos de fiscalização em audiência pública da Comissão de Administração, visa incentivar a reprodução dessas espécies em espaços licenciados pelo Estado, dinamizando o mercado e contribuindo para combater a captura ilegal e o tráfico.

Segundo o autor, deputado Antônio Moraes (PP), a iniciativa foi inspirada em leis já aprovadas no Paraná e em Santa Catarina. “A proposta permitirá que criadores habilitados pelo Ibama e pelo órgão de controle estadual façam a reprodução das aves em cativeiro, sendo que uma parte dos animais será reinserida na fauna”, explicou. O parlamentar refere-se ao Artigo 2° do texto, que prevê a destinação de ao menos 10% da produção de criadouros comerciais para repovoamento, sempre que houver solicitação dos órgãos ambientais.

A matéria lista todas as 62 espécies de pássaros que poderão ser reproduzidas e estabelece os requisitos para licenciamento dos criadouros comerciais e amadores em Pernambuco, observando o que já determina a Lei Complementar Federal n° 140/2011. Apresenta, ainda, as sanções em caso de descumprimento de normas relativas à documentação e às condições de segurança, higiene, iluminação e ventilação, necessárias para garantir o bem-estar das aves.