Gleide Ângelo pede que delegacias tenham policiais do sexo feminino

A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) anunciou, na Reunião Plenária desta terça (24), que encaminhou Indicação ao Governo do Estado pedindo que cada delegacia do Estado passe a contar com pelo menos um policial do sexo feminino no atendimento ao público. O foco da sugestão é o atendimento às mulheres vítimas de violência em municípios que não têm Delegacia da Mulher.

O pedido foi feito também para a Secretaria de Defesa Social. Na avaliação da parlamentar, a mudança vai encorajar as mulheres a denunciarem seus agressores. Ela defendeu que as policiais sejam capacitadas para casos relacionados à Lei Maria da Penha antes de serem alocadas nessas delegacias. “É preciso que a vítima de violência saiba que será atendida por uma profissional que tenha sensibilidade com a dor que ela está sentindo”, disse.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Gleide Ângelo enfatizou, ainda,que a vergonha de relatar um caso de estupro a um homem leva ao aumento da subnotificação desse tipo de crime. “A medida que estamos propondo é factível e visa a respeitar a dor da mulher em um momento de grande sofrimento e humilhação”, expressou.

A deputada repercutiu ainda o feminicídio de Samara da Costa Mendes, de 18 anos, ocorrido no último domingo no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife. Ela foi morta pelo companheiro, que ateou fogo na casa em que ela estava. “O machismo continua impregnado na nossa sociedade. E a gente precisa urgentemente fazer algo. Temos muito a avançar, e essa luta é também do Legislativo do Estado”, concluiu.