Audiência pública na Assembleia Legislativa debate atraso no pagamento de cachês a artistas

Audiência pública com o tema “Funcultura e outras políticas culturais de fomento no Estado de Pernambuco: atraso nas contratações e nos pagamentos de cachês” será promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Alepe, nesta quarta (21), às 9h. O debate foi proposto pelo mandato coletivo das Juntas (PSOL).

O objetivo do encontro é avaliar a execução do Funcultura e de outras políticas e programas estaduais, com foco nos procedimentos e critérios de contratação e pagamento de cachês, identificando as desigualdades existentes entre grupos e manifestações culturais e artistas locais e nacionais. Para compor a mesa dos trabalhos, foram convidados representantes das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Finanças, além de Conselho Estadual de Cultura, Fundação de Cultura, Ministério Público e artistas locais.

A audiência pública é a continuação de uma agenda das Juntas na valorização dos artistas locais. Em julho, a deputadas apresentaram projeto de lei na Alepe exigindo que Governo do Estado forneça um relatório de todos os pagamentos feitos a artistas e atrações culturais em show e eventos. O encontro também discutirá a aprovação da emenda das parlamentares ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) inserindo a cultura como área temática no Orçamento do Estado.