PF apura fraudes em Campina Grande e Monteiro; R$ 13 milhões em bens são bloqueados

Resultado de imagem para policia federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), duas operações de combate a organizações criminosas responsáveis por fraudes em licitações, superfaturamento de contratos administrativos e corrupção. Mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Massaranduba, Lagoa Seca, Serra Redonda, Monteiro e Zabelê.

As operações, denominadas Famintos e Feudo, são realizadas em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 260 policiais federais e 16 auditores da CGU cumprem 67 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, bem como de 17 mandados de prisão. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pela Justiça Federal de Campina Grande.

A Operação Famintos visa desarticular esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande, nos anos de 2013 até 2019, com pagamentos vinculados a verbas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Já a Operação Feudos apura delitos relacionados a licitações fraudadas e contratações irregulares no município de Monteiro, envolvendo empresas que fornecem merenda escolar.

Foi estipulado o bloqueio de bens e valores na ordem de R$ 13,5 milhões, como uma estimativa preliminar do dano. Os investigados responderão, de acordo com suas condutas, pelos crimes de fraudes em licitação, superfaturamento de contratos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas, se somadas, podem ultrapassar 20 anos de reclusão.