Zé Dantas será um dos homenageados do São João do Recife

Nando Cordel e Zé Dantas, homenageados do São João do Recife (Imagem: Colagem / Reprodução)

Foram divulgados nesta quarta-feira (29) os homenageados do São João do Recife deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Júlio através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura da capital pernambucana. Os homenageados são Nando Cordel e Zé Dantas.

Nando Cordel, como é conhecido Fernando Manoel Correia, nasceu em Ipojuca e é o mais velho de 14 irmãos. Ele é filho de uma dona de casa e um comerciante, que atacava de poeta e repentista nas horas vagas. Foi do pai que o ele herdou o gosto pela música e poesia. Seguiu o rumo que as notas musicais o levou e aos 17 anos já era tocador de sanfona e violão.

Atualmente, Nando é conhecido para além da sua presença de palco, sendo presença marcante na trilha sonora de diversas novelas. Como compositor, também fez sucesso e tem mais de 500 músicas gravadas por artistas como Luiz Gonzaga, Maria Bethânia, Dominguinhos, Chico Buarque, Elba Ramalho, Amelinha e até Xuxa. Para além da música, o cantor fundou a creche Lar do Amanhã em 1996. Ela ajudou mais de 2,5 mil famílias do Cabo de Santo Agostinho.

Zé Dantas

Nascido em Carnaíba, José de Souza Dantas Filho tornou-se Zé Dantas para se transformar seu conhecimento em cantoria. O interiorano se mudou para Recife aos nove anos e cursou medicina na capital pernambucana. Apesar disso, nunca se distanciou das manifestações culturais populares do interior e passou a registrá-las oralmente como poemas e toadas cantadas pelos vaqueiros.

Após conhecer Luiz Gonzaga, começou a compor juntos com o mestre. A união trouxe clássicos como Vem Morena, A Volta da Asa Branca, A Dança da Moda e Forró de Mané Vito. Já transformado em Zé Dantas, ele se muda para o Rio de Janeiro e, como parceiro do Rei do Baião, começa sua aventura por programas de rádio. Entre eles destaca-se o No Mundo do Baião, transmitido pela Rádio Nacional. Lá, ele contava histórias e imitava personagens típicos da sua região de origem. O músico faleceu em 1962, na capital carioca.