Ciro Gomes quer Túlio Gadêlha candidato à Prefeitura do Recife

Nos bastidores, comenta-se que Túlio deve concorrer à Prefeitura do Recife em 2020 / Foto: Reprodução/ Instagram

A direção nacional do PDT espera lançar o deputado federal Túlio Gadêlha para a disputa pela Prefeitura do Recife no ano que vem. A informação foi confirmada pelo ex-ministro Ciro Gomes, candidato do partido à presidência da República em 2018, nesta segunda-feira (27), em visita à capital pernambucana. “Se depender de nós, da direção nacional, Túlio é candidato”, disse.

“Nós temos no Túlio Gadêlha um militante padrão. Ele vem da nossa juventude e muito rapidamente se fez respeitado no parlamento brasileiro. Representa o que há de melhor na cultura política nordestina e, quem sabe, a possibilidade de Pernambuco encontrar um caminho novo que não seja a alternância das mesmas forças de sempre, não que não tenham cada qual seu mérito”, afirmo ainda.

Ciro Gomes defendeu que o PDT acredita que tem a “obrigação construir para o Brasil uma alternativa”.

Hoje, o partido está na base do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e tem o controle da Secretaria de Habitação, com a ex-vereadora Isabella de Roldão. A ex-parlamentar foi candidata a vice-governadora na chapa de Maurício Rands (Pros) no ano passado, mas, mesmo durante a campanha, o PDT manteve no governo Paulo Câmara (PSB) a Secretaria de Agricultura (hoje com o PT). Hoje, tem o indicado Alberes Lopes na pasta de Trabalho.

Apesar da participação do PDT nas gestões socialistas, Túlio Gadêlha faz oposição a Geraldo Julio e Paulo Câmara. Ele chegou a assumir a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe) em 2017, mas deixou o cargo dois meses depois, apontando “ajuste eleitoreiro”.