Deputado Doriel Barros sugere criação de nova categoria para Medalha Leão do Norte

O deputado Doriel Barros (PT) apresentará um projeto de resolução para incluir uma nova categoria de premiação na Medalha Leão do Norte, honraria concedida anualmente pela Alepe a personalidades e instituições que contribuam para o desenvolvimento do Estado nas mais diferentes áreas. O parlamentar, que fez o anúncio durante a Reunião Plenária desta terça (16), quer instituir o Mérito Deputado Manoel Santos para agraciar aqueles que se destacarem no âmbito da agricultura familiar.

O petista justificou a escolha do nome de Manoel Santos para a categoria. Falecido em 2015, Santos foi deputado estadual por dois mandatos e teve sua história marcada por lutas em defesa dos trabalhadores rurais. “Foi o primeiro agricultor familiar a assumir mandato em toda a história da Alepe, além de ter sido presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Talhada, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag)”, registrou.

Barros lembrou, ainda, a contribuição de Manoel Santos para a implantação de dois programas sociais federais: o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Iniciativas que garantiram a dignidade de milhões de trabalhadores, que, pela primeira vez, puderam fazer financiamento bancário”, acrescentou.