Casos de tuberculose aumentam 9% em Pernambuco

Resultado de imagem para tuberculose

Os casos de tuberculose aumentaram 9% em Pernambuco em 2018, quando comparados dados de 2015. Com o objetivo de compartilhar as experiências estaduais e avaliar a necessidade de parcerias de cooperação técnica, o Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebe, nestas quinta (11) e sexta-feira (12), representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde (MS).

No Estado, o grupo tem visitado unidades hospitalares referências para o tratamento da tuberculose e também de HIV/Aids, que tem como principal coinfecção a enfermidade. Também estão sendo analisados outros serviços que integram a assistência a esse tipo de paciente, como Ongs e outras secretarias de Estado.

Em Pernambuco, em 2018, foram confirmados 5.026 casos da doença, um aumento de 9% quando comparado com os dados de 2015 (4.599). O SES afirma que vem reforçando a importância da prevenção e da detecção da doença com os municípios, além de realizar, periodicamente, cursos de manejo clínico dos pacientes para os profissionais de saúde.