Senador Humberto Costa lamenta escolha de Bolsonaro para o Ministério da Educação

Plenário do Senado Federal durante sessão não deliberativa.   Em discurso, à tribuna, senador Humberto Costa (PT-PE).  Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em discurso no Plenário, nesta segunda-feira (8), o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), lamentou a escolha do presidente da República, Jair Bolsonaro, para o comando do Ministério da Educação. Humberto classificou o novo ministro, Abraham Weintraub, como uma pessoa ligada ao mercado, aos bancos, às corretoras, e ainda “defensor entusiasta da reforma da Previdência”.

Ainda sobre o Ministério da Educação, o senador lembrou que o ex-ministro Ricardo Vélez queria alterar o conteúdo dos livros de história; deixou de pagar o Financiamento Estudantil (Fies); colocou em risco o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e solicitou as escolas que filmassem os estudantes enquanto recitavam “o slogan de campanha” eleitoral do atual governo.

Outro tema tratado no pronunciamento de Humberto Costa foram as diversas manifestações em solidariedade ao ex-presidente Lula, realizadas no domingo (7), dia em que completou um ano preso.