Deputados comentam situação de trabalhadores da Adagro em Pernambuco

A situação dos servidores da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) foi novamente tema de pronunciamento no Plenário da Alepe. Nesta quinta (28), os deputados Priscila Krause (DEM) e Doriel Barros (PT) saíram em defesa da categoria.

“Venho me somar aos demais parlamentares que falaram sobre o tema ao longo desses dias. Espero que o diálogo entre os servidores e o Governo do Estado seja restabelecido”, declarou a democrata, frisando que não há reposição salarial desde 2014. A categoria, que estava em greve desde o último dia 12, decidiu pela suspensão da paralisação na quarta (27), na expectativa da retomada de diálogo com o Poder Executivo.

Priscila também manifestou preocupação com informações de que convênio entre Adagro e Polícia Militar seria cancelado. “Se isso foi confirmado, de fato, será o fim da Agência, porque, mesmo com boa vontade dos servidores, ficará difícil a atuação”, avaliou. A parceria garante a presença policial nas atividades de fiscalização do órgão.

Já Doriel Barros afirmou que vai conversar com o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, “para que possa atender as demandas dos servidores”. “Realmente, o Governo do Estado precisa ter uma atenção especial com essa categoria, que tem um papel importante e uma atribuição essencial no campo”, defende.

Visitas – O parlamentar falou também sobre agenda de atividades que cumpre nesta semana, a exemplo de visita técnica que realizou na Paraíba, na quarta (27), atendendo a convite do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

“Acompanhei experiência na produção de leite e queijo de cabra. Acredito que Pernambuco tem muito potencial nessa atividade também”, avaliou Barros. O petista repercutiu, ainda, visita a sistema de dessalinização, salientando as vantagens da medida para a aquisição de água potável.