Deputado Antonio Coelho lamenta perda de 12,4 mil vagas de emprego em Pernambuco

A perda de 12,4 mil postos de trabalho com carteira assinada em Pernambuco, em fevereiro, mereceu pronunciamento do deputado Antonio Coelho (DEM) durante a Reunião Plenária desta terça (26). O dado, produzido pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foi divulgado pelo Ministério da Economia na segunda (25).

O parlamentar avaliou que o mau desempenho tem relação com a cobrança exagerada de impostos, o baixo investimento público e a dívida bilionária do Governo do Estado com os fornecedores. “Recebemos esses resultados com tristeza, mas não com surpresa”, disse o democrata. “As medidas adotadas pelo governador Paulo Câmara são diretamente responsáveis pela triste situação de Pernambuco”, considerou, acrescentando que a Bahia e o Ceará tiveram saldo positivo na geração de empregos no mesmo período.

Coelho afirmou que os empresários pernambucanos têm sido “estrangulados” com a cobrança de tributos estaduais, segundo ele em níveis muito elevados, o que prejudica a capacidade das empresas de contratar funcionários. O deputado também citou a queda no investimento público – que representou 7% de toda a despesa do Estado em 2018, contra 14% em 2014 – e o saldo de R$ 1,6 bilhão do Poder Executivo em pendências com prestadoras de serviços. “A postura do Governo está quebrando os fornecedores, provocando atrasos no pagamentos dos funcionários e gerando angústias a muitas famílias.”